Oficinas e Visitas

 

LISTAS DOS INSCRITOS NAS OFICINAS E VISITAS

 

 

 

RESUMO DAS OFICINAS:

CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS – apresentação de métodos de seleção de solos (terra), bem como para identificação da terra, como para indicação de técnicas construtivas.

ADOBE – terra, com alta plasticidade e na condição úmida (barro), é compactado manualmente no interior do molde. Após secagem ao sol, são empregados como elementos construtivos (blocos ou tijolos). Objetivos da Oficina: Adquirir conhecimentos sobre a técnica de fabricação de blocos de adobe, iniciando-se pelo manejo da terra no estado plástico (barro) até a produção dos elementos construtivos, bem como a sua utilização na construção de vedação in loco.

TÉCNICA MISTA (TAIPA DE MÃO) – estrutura portante feita em bambu ou madeira, sendo preenchida manualmente com terra argilosa úmida. Objetivos da Oficina: adquirir conhecimentos sobre tipos de materiais e de fabricação de estrutura portante, bem como a preparação da mistura de terra e sua aplicação no preenchimento de tramado in loco.

 TAIPA DE PILÃO –  terra compactada na umidade ótima, no próprio local, em camadas sucessivas, verticalmente, com o auxílio de fôrmas e guias. Objetivos da Oficina: adquirir conhecimentos sobre a técnica de compactação da terra em fôrmas através da construção de vedação in loco.

 BTC (BLOCOS DE TERRA COMPRIMIDA) – terra ou terra estabilizada é submetida a elevadas pressões promovidas por compactação ou prensagem, seguida de desmolde imediato. Objetivos da Oficina: Adquirir conhecimentos sobre a técnica de fabricação de BTC, iniciando-se pelo escolha da terra apropriada até a produção dos elementos construtivos, bem como a sua utilização  na construção de  vedação in loco.

ABÓBADA – sistema construtivo de cobertura, a qual utiliza BTC como elemento construtivo principal. Objetivos da Oficina: mostrar o funcionamento da formação de arcos auto-portantes com assentamento de BTCs a partir da construção in loco de uma abóbada experimental.

 CORES DA TERRA (REVESTIMENTOS) – superfície protetora das vedações à base de terra. Objetivos da Oficina: Adquirir conhecimentos sobre a composição, preparação e aplicação de revestimentos em vedações de terra.

Anúncios