Palestrantes

Ramón Aguirre – Arquiteto, especialista em abóbadas e coberturas leves de baixo custo, Diretor técnico da Arcilla y Arquitectura, membro da Rede Ibero-americana PROTERRA. Instrutor de oficinas em México, Cuba, Argentina, Espanha Guatemala, Uruguai e Colômbia. Conferencista em várias universidades, especialmente na Universidade Autônoma do México – UNAM-X e UNAM_Azcapotzalco e Universidade de Colima. Atua há mais de 18 anos em pesquisa e construção de Abóbadas Mexicanas.

Lúcia Garzon – Arquiteta, pesquisadora em projeto, construção e ensino de técnicas de construção sustentável, gestora e coordenadora de diversos Diplomados, tais como “Ecosostenibilidad y Arquitectura con Tierra” realizado por Fedevivienda, outro com a Escuela Colombiana de Ingeniería, e do “Construcción Sostenible y Arquitectura con Tierra” com a Universidad Gran Colombia, em Bogotá. Conferencista e instrutora de oficinas em Espanha, Portugal, Chile, Estados Unidos, México, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Brasil, entre outros países.

Akemi Ino – Engenheira Civil pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutora em Engenharia Civil também pela USP. Atualmente é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP, campus São Carlos e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS/USP-UFSCar). Tem experiência em construção civil, habitação social rural, habitação com madeira de reflorestamento, sustentabilidade da produção e de sistemas construtivos.

Obede Borges Faria – Engenheiro Civil; Mestre em Arquitetura, Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, membro do Projeto de Investigação PROTERRA/HABYTED/CYTED e da Rede Ibero-americana PROTERRA. Atualmente professor da assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (chefe do Dep. Eng. Civil/Faculdade de Engenharia de Bauru). Atua nos seguintes periódicos: Corpo Editorial Revista Ciência em Extensão, revisor Revista Árvore, revisor Revista APUNTES (Colômbia) e comitê de avaliadores da revista Ambiente Construído (ANTAC); Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: adobe, materiais de construção, construção civil, habitação de interesse social, arquitetura e construção com terra e madeiras.

Célia Neves – Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana, Coordenadora da Rede TerraBrasil, ex-coordenadora e membro do Projeto de Investigação PROTERRA/HABYTED/CYTED e da Rede Ibero-americana PROTERRA, pesquisadora do CEPED – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento; Universidade do Estado da Bahia. Desenvolveu estudos para o uso de solo-cimento e materiais alternativos na produção de habitação de baixo custo. Dedica-se ao estudo de processos para a transferência de tecnologia.

Antonio Anderson da Silva Segantini – É Professor do Departamento de Engenharia Civil da UNESP, Campus de Ilha Solteira-SP. Possui graduação em Engenharia Civil pela UNESP (1986), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) pela UNICAMP, e Livre Docência pela UNESP (2006). No seu trabalho de doutorado, desenvolveu pesquisa sobre o uso do solo-cimento plástico em fundações do tipo estacas moldadas “in loco”. Tem experiência na área de construção civil, com ênfase na construção de edifícios. Desenvolve trabalhos de pesquisa voltados para o aproveitamento dos resíduos gerados na indústria da construção civil.